A mensagem, assinada pelo presidente em exercício, Marco Maia e apoiada pelos três senadores pernambucanos, contatados pessoalmente pelo governador, teve tramitação extremamente rápida. Foram necessárias apenas 24h entre a leitura oficial, feita no plenário pela vice-presidente Marta Suplicy (PT-SP), e a aprovação em caráter terminativo.
Além dos parlamentares pernambucanos, muitos outros senadores ajudaram a agilizar a tramitação e a assegurar a aprovação. Entre os que mais atuaram, estão Armando Monteiro Neto, Humberto Costa, Jarbas Vasconcelos, Lídice da Mata (relatora), Antônio Carlos Valadares, Wellington Dias, Delcídio Amaral, entre outros.
A próxima etapa será a assinatura do contrato com o Banco Mundial em 10 de abril, em Washington. A operação, na modalidade DPL, disponibiliza os recursos para o estado com a única condição de serem utilizados em investimento, sendo vedado o uso no custeio de atividades administrativas.
No caso, o DPL de Pernambuco financiará a implantação das UPAs Especialidades, a rede de escolas técnicas e o programa Caminhos da Integração, que melhora a malha viária do estado com a recuperação de trechos deficientes e a implantação de novas rodovias.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco