A página da rede no Twitter também será “apagada” durante a Hora do Planeta 2011. A empresa ainda realizará uma campanha para incentivar os funcionários, fornecedores e franqueados a desligar as lâmpadas e os equipamentos elétricos em suas casas durante o evento.
“O McDonald’s é uma empresa comprometida em participar e disseminar ações de preservação do meio ambiente”, ressalta o Diretor de Comunicação da Arcos Dourados no Brasil, Hélio Muniz. A participação da rede na Hora do Planeta reforça o compromisso da empresa em cuidar do presente para garantir o futuro.
Fazendo a diferença
O McDonald’s dedica grande atenção aos projetos socioambientais e aos compromissos comunitários. O primeiro restaurante da América Latina, e uma das poucas construções no país a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council, é o McDonald’s localizado na Riviera de São Lourenço, em Bertioga/SP. No Brasil, entre outras iniciativas, é realizada a “Gincana Bom Vizinho”, um incentivo ao espírito solidário das equipes que desenvolvem ações em benefício do entorno dos restaurantes, e que só em 2011 chegou a quase 14 mil ações locais.
Outras duas iniciativas que merecem destaque são o Programa Biodiesel e o Projeto Natal. No Programa Biodiesel, os veículos da Martin-Brower que fazem a entrega de suprimentos para a rede McDonald's são abastecidos com biocombustível produzido a partir do óleo de cozinha recolhido dos próprios restaurantes.
Já o Projeto Natal é uma ação pioneira por meio da qual a água condensada no sistema de ar condicionado é coletada e reutilizada na limpeza externa e irrigação de jardins. Além disso, a cultura dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) norteia as políticas de compras, a logística de distribuição e também a operação dos restaurantes, com iniciativas como redução de estoques e de materiais utilizados nas embalagens, coleta seletiva e reciclagem de papel.