Diz a máxima que 15 anos não são 15 dias. O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC – PE) comemora 15 anos de muito trabalho e contando com o reconhecimento e a ajuda da sociedade, algo que não se conquista da noite para o dia. A celebração será com culto ecumênico na Usina Dois Irmãos, na próxima quinta-feira (15), às 19h. Na ocasião, a instituição volta a pedir auxílio da população. O GAC precisa de doações para construir a Casa Dia, um espaço para receber pacientes e familiares que aguardam tratamento ou consulta.
O terreno para a construção já foi adquirido, e está localizado ao lado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, onde o GAC funciona atualmente. A Casa Dia será importante para melhor atender famílias que saem do interior do estado para buscar tratamento, que terão um local para descansar, tomar banho e se alimentar. Com um público de baixa-renda, a instituição identificou que a falta de um local para ficar durante o dia atrapalha o tratamento de pacientes que vêm, muitas vezes, do interior do estado.
Além da casa dia, o novo espaço deverá ter outras funcionalidades. Um exemplo são as oficinas de arte, corte e costura e informática que o GAC oferecerá para pacientes e familiares. Toda a administração da instituição também ira ocupar a nova sede, que terá ainda um espaço para recepção e triagem de doações. O espaço atual onde o GAC está instalado tem sete anos e foi construído, dentro do HUOC, também exclusivamente com recursos de doações. É um prédio de sete andares no qual passou a funcionar o Centro de Onco-Hematologia Pediátrico do hospital. O centro conta com refeitório, ambulatório, brinquedotecas, laboratório, ambulatórios multidisciplinares, enfermarias, Quimioteca e UTI pediátrica. Essa estrutura tem capacidade para 42 pacientes internados e até 1.490 pacientes (1.000 no ambulatório, 90 internações, 400 quimioterapia), em uma média mensal. Toda esta estrutura será mantida, já que, atualmente, o GAC ocupa apenas o último andar do prédio. Com a mudança, é provável que o espaço vago seja transformado em novos leitos.
A equipe do GAC (80% dela formada por voluntários) atua na humanização do tratamento contra o câncer e no apoio a família dos pacientes. São assistidas crianças e adolescentes do zero aos 19 anos tratamento do câncer e, entre as atividades do GAC está a distribuição de refeições, remédios, materiais de higiene e cestas básicas, além da promoção de atividades educativas e lúdicas. A importância do trabalho do GAC foi reconhecida por lei quando a instituição foi categorizada como Utilidade Pública Federal (Port. 3.101/2009), Estadual (Port. 12.533/2004) e Municipal (Port. 16.753/2002).
SERVIÇO:
Culto Ecumênico – 15 anos do GAC-PE
Data: 15 de março de 2012 (quinta-feira);
Horário: 19h;
Local: Usina Dois Irmãos (Apipucos).
Para fazer doações:
Banco Santander:
Agência: 4020
Conta corrente: 13 000027-3
Banco Bradesco:
Agência: 0286-0
Conta corrente: 119.122-5
Banco do Brasil:
Agência: 0697-1
Conta corrente: 7647-3