Além da Ilha do Leite, a Compesa já realizou, desde junho de 2011, intervenções nos bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Boa Viagem e Setúbal. Estão sendo investidos R$ 8 milhões na implantação e substituição de 43.700 metros de rede de distribuição, além da instalação de macromedidores e válvulas redutoras de pressão. Somente este ano, já foram trocados 11 mil metros de tubulação. Até o final de 2012, serão mais de 18 mil metros de redes substituídas.
As obras, que ocorrem na linha d'água (meio-fio) para não atrapalhar o trânsito, devem ser concluídas em setembro deste ano. No caso da intervenção na Agamenon, a companhia precisou interditar um trecho da via local, entre as Ruas Joaquim Inácio e Carlos de Lima Cavalcanti, devido ao grande porte da tubulação. Os trechos escavados já estão sendo devidamente recompostos, com a recuperação de todo o pavimento. A previsão é concluir os trabalhos na avenida em até 20 dias.
De acordo com o diretor Regional Metropolitano da Compesa, Rômulo Aurélio, as obras de setorização do Recife permitirão controlar a água distribuída para os bairros contemplados e, dessa forma, evitar perdas e rompimentos de redes e ramais. "Com o ajuste das pressões e da vazão da água distribuída, iremos melhorar o abastecimento dessas áreas", explica o diretor.
RECIFE ANTIGO - A próxima área a ser beneficiada com obras da Compesa será o Recife Antigo, onde serão implantados e substituídos 6.700 metros de rede distribuidora. Os trabalhos serão realizados entre a ponte giratória e a ponte do Limoeiro, no trecho que vai da Avenida Militar até o Armazém 5. Como se trata de uma área de patrimônio histórico, a companhia aguarda apenas a autorização do Iphan para iniciar as obras, que contará com o apoio de um arqueólogo.
Imprensa Compesa