quarta-feira, 14 de março de 2012

Compesa e Ministério Público de Pernambuco em defesa da mulher

A divulgação da campanha de Combate à Violência Contra a Mulher, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nas contas de água da Compesa, resultou em um aumento de aproximadamente 66% no número de queixas recebidas pela instituição através do disque denúncia (180). A mensagem foi veiculada nos meses de dezembro 2011 e janeiro de 2012 em 1,8 milhão de contas emitidas, atingindo um público de mais de sete milhões de pessoas.

Com os resultados positivos da veiculação da campanha, a Compesa ampliou a parceria e agora vai ajudar o MPPE a disseminar a campanha em todas as ações de responsabilidade social da empresa e em eventos de prestação de serviços, a exemplo do projeto "Compesa no Meu Bairro". Nesta ação, a companhia oferece atendimento às comunidades por meio de uma unidade móvel, o Carro de Atendimento Local (CAL), iniciativa que evita o deslocamento do cliente até uma unidade da empresa.

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), os últimos números sobre a violência contra a mulher mostram que, em Pernambuco, apenas em 2011 foram assassinadas 273 mulheres. Este ano, nos primeiros dois meses deste ano, foram 31 mortes. A média é de uma mulher assassinada a cada dois dias, a maioria delas dentro da própria casa pelos maridos ou parceiros. E é diante desses números alarmantes que o MP em todo Brasil está mobilizado para reverter esse quadro, informando, esclarecendo, ajudando na prevenção da violência doméstica contra a mulher.

O diretor Comercial da Compesa, Décio Padilha, avaliou positivamente o resultado da parceria e acrescentou que a intenção da Compesa é fortalecer ainda mais essa iniciativa com o MPPE. “A Compesa vem investindo fortemente em ações de responsabilidade social, com o propósito de mudar a realidade social, pois com a chegada de água e esgoto, há melhoria na qualidade de vida de famílias. A campanha do MPPE faz interface com esse objetivo, pois pretende mudar o quadro de violência contra a mulher, que em nosso Estado mostra números alarmantes, mudando a realidade de milhares de mulheres que são agredidas”, enfatiza o diretor.

O Procurador Geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, elogiou o compromisso social da Compesa. “Quando a gente vê uma empresa pública se unir ao Ministério Público, isso nos enche de otimismo. Apostamos que outras empresas sigam o exemplo e ajudem a fortalecer a campanha. Sem a participação da Compesa não entraríamos tão facilmente na casa das pessoas", disse o procurador.

Eventos - Dentro desta parceria entre a Compesa e o Ministério Público, está sendo realizada uma série de atividades educativas, neste mês de março, dentro da campanha intitulada “Proteção e Segurança para Todas as Mulheres”, ainda em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

Três palestras ocorrerão ainda esta semana dentro da programação. A primeira delas vai ocorrer hoje (14) na Faculdade Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, das 14h às 17h. Já amanhã (15), será a vez da Faculdade Joaquim Nabuco, das 16h às 19h. Na sexta-feira (16), a atividade estará voltada para os funcionários da construção do Shopping Rio Mar, no canteiro de obras do centro de compras, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, no horário das 16h às 19h.

Veja o vídeo da campanha com a participação de artistas da Música Brasileira: http://vimeo.com/38381494


Imprensa Compesa