Logo mais, às 19h, a Unidade de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Pernambuco promove a aula inaugural da 9ª turma do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental, quando será proferida palestra pelo professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). A aula inaugural acontecerá no auditório Pelópidas Silveira, bloco B, na sede do Itep.
Pinheiro Lima é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Instituto de Física Gleb Wataghin/Departamento de Eletrônica Quântica), tendo realizado sua graduação em Física e seu Mestrado na Universidade de São Paulo e seu Doutrado no California Institute of Technology Caltech , Pasadena, EUA.
Atualmente, o professor dirige o CBTE, uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) na área de etanol de cana-de-açúcar. Aberto a usuários externos, foi criado para contribuir com o Brasil na manutenção da liderança na produção de bioetanol, buscando respostas para desafios científicos e tecnológicos em todo o ciclo produtivo. O laboratório é vinculado ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos maiores complexos de pesquisas do Hemisfério Sul, que funciona em Campinas (SP), financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O CBTE compõe o CNPEM ao lado de outros três Laboratórios Nacionais – deLuz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio) e de Nanotecnologia (LNNano).
Instituto de Tecnologia de Pernambuco