Durante o carnaval a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) montou um esquema especial de segurança para todas as unidades prisionais os principais pólos de animação da Região Metropolitana do Recife e interior do estado. Diariamente serão utilizados trezentos e sessenta agentes de segurança penitenciária, o que significa 1.806 lançamentos.
Galo da Madrugada
No desfile do maior bloco, a Seres instalou oito postos de comando. Nestes locais serão utilizados 98 agentes penitenciários e nove viaturas xadrez. A missão é apoiar a SDS nas ocorrências relativas aos cerca de dois mil presos do sistema aberto.
Os veículos são equipados com computadores ligados online ao Sistema de Informação Carcerária, o que possibilita a identificação imediata de quem é suspeito ou cometeu algum tipo de delito. A verificação diz, por exemplo, se a pessoa é foragida do sistema prisional ou o seu histórico criminal.
Esta ação de caráter ostensivo e preventivo se repetirá nos seguintes pólos: Olinda, Recife Antigo, Itamaracá, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Pesqueira.
Plantão
Equipes multidisciplinares formadas por gerentes da Seres, advogados, assistentes sociais, psicólogos e digitadores darão apoio permanente as unidades prisionais neste carnaval.
Saídas Temporárias
Os reeducandos do sistema semiaberto não poderão sair das unidades prisionais durante o carnaval. A medida prioriza garantir a segurança dos presos, dos seus familiares e de toda a sociedade.
Cemer
O Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos funcionará 24h por dia, monitorando quem cumpre pena em regime domiciliar.
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco