quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Itep firma parceria com o Ibraf e instala Escritório em São Paulo

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco conta, desde janeiro, com um Escritório em São Paulo, por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que reúne produtores e exportadores de frutas de todo o Brasil. O objetivo é aproximar o instituto dos maiores produtores e exportadores de frutas do País por meio da apresentação de soluções tecnológicas visando à redução de embargos na exportação destes produtos para a Europa e os Estados Unidos.

A parceria vai possibilitar maior divulgação dos serviços tecnológicos especializados oferecidos pelo Itep entre os sócios do Ibraf, ampliando mercado; maior participação em feiras e eventos do segmento; melhor atendimento aos produtores em demandas específicas de ordem tecnológica. O escritório vai permitir o funcionamento de um ponto de coleta de amostras no Centro-Sul, facilitando o atendimento aos clientes do Itep naquelas regiões. O escritório fica na Rua João Adolfo, 118, 1º andar, no bairro do Anhangabaú.

Segundo a gerente do Laboratório de Agrotóxicos e Contaminantes em Alimentos e Bebidas Alcoólicas (Labtox) do Itep, Adélia Araújo, esta nova experiência será muito importante para a expansão das atividades do Itep, na análise de amostras de frutas para exportação, e na realização de pesquisas. “Nosso foco será atender problemas concretos dos produtores como as barreiras fitossanitárias”, destaca. Ela explica ainda que o trabalho está se baseando no que já vem sendo feito com sucesso no Escritório do Itep em Petrolina, garantindo apoio aos produtores. O escritório vai possibilitar ainda a realização de palestras e outros eventos voltados para a divulgação dos serviços do Itep.

O Itep dispõe de uma sala e de um colaborador, formado em Agronomia, na sede do Ibraf, para desenvolver suas primeiras atividades. A parceria foi firmada durante encontro do diretor técnico do Itep, Ivan Dornelas, e da gerente do Labtox/Itep, Adélia Araújo, com o presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva, e do gerente da instituição, Maurício Ferraz, ocorrido no dia 16 de janeiro.

IBRAF – O Instituto Brasileiro de Frutas visa a promover o crescimento e o desenvolvimento organizado do agronegócio das frutas no Brasil, por meio da divulgação de informações técnicas e mercadológicas para todo o setor. Suas ações contribuem para a inserção de produtores, empresas e agroindústrias no mercado nacional e internacional, incentivando também meios de produção sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente e com a segurança alimentar. Oferece apoio e sustentação à base produtora e exportadora de frutas para atender demandas de ordem técnica, tecnológica, mercadológica, administrativa e econômica.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco