A obra para substituição de 32 metros de tubulação de esgoto na Avenida Norte será concluída até o próximo dia 17. Essa é a nova previsão da Compesa, que durante esse final de semana identificou qual é o obstáculo para a passagem da broca utilizada pela companhia na obra. Trata-se de arenito, uma rocha sedimentar conhecida por sua rigidez. A uma profundidade de aproximadamente 6 metros, a máquina não conseguiu perfurar a rocha para dar passagem à nova tubulação.
Inicialmente, a Compesa utilizou o método não-destrutivo (com equipamentos especiais) para trocar a tubulação de esgoto no local. Graças a esse método, a companhia já conseguiu substituir 20 metros de tubulação desde que a obra teve início, no último dia 27 de janeiro. Antes mesmo da identificação do obstáculo nesse final de semana, a Compesa já havia adotado o método convencional para substituir os 12 metros restantes. "Tivemos que quebrar a placa de concreto, fazer a escavação e colocar pranchas de escoramento. É o que continuaremos fazendo daqui para frente", explica a gerente da Compesa, Raquel Macêdo.
Mesmo com a necessidade de escavações, a companhia continua trabalhando em apenas 100 metros na faixa central da Avenida Norte, no trecho entre a Rua Iapu e Mário Bhering.
Imprensa Compesa