segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Capitania dos Portos tem passagem de comando

O Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Pinheiro Padilha toma posse como novo Capitão dos Portos de Pernambuco no próximo dia 14. A cerimônia ocorrerá às 16h00 e será realizada na sede da Capitania, no Recife Antigo. Ele substituirá o Capitão-de-Mar-e-Guerra Mauro José da Silva Gonçalves, que está no cargo desde 8 de abril de 2010 e seguirá para Brasília, a fim de exercer função no Ministério da Defesa.

A solenidade será presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho e deverá reunir autoridades civis e militares, além de representantes dos setores da comunidade marítima de Pernambuco.

O CMG Padilha se apresentou nesta Capitania no dia 06 de fevereiro quando passou a cumprir visitas protocolares. Em dezembro último, ele concluiu o curso de altos Estudos de Política e Estratégia Marítimas, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.

O novo Capitão dos Portos de Pernambuco é natural do Rio de Janeiro- RJ, tem 47 anos, dos quais 29 anos dedicados à carreira militar na Marinha do Brasil. Submarinista, o comandante Padilha também foi analista de inteligência estratégica do Estado-Maior da Armada, em Brasília, onde serviu por sete anos. Antes, serviu embarcado em submarinos por 11 anos, tendo passado por todas as funções a bordo, até ser imediato do submarino Tapajó. Foi instrutor da Escola de Submarinos por dois anos e iniciou sua carreira no Navio Patrulha Pirajá, sediado no Comando do 3º Distrito Naval, em Natal, Rio Grande do Norte, onde foi comandante interino, ainda como Segundo-Tenente.

Tradicionalmente, a Marinha substitui os comandantes das capitanias a cada dois anos.


Capitania dos Portos de Pernambuco