quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Autoridades locais lutam contra a construção de usina nuclear na China

As autoridades locais de um distrito no leste da China, localizado ao longo do Yangtze, pediu a suspensão da construção de uma usina nuclear em um distrito vizinho, achando que esse projeto coloca em risco sua população, relatado,hoje (9), à imprensa chinesa. Embora seja incomum para projetos de energia nuclear na China, são contestados, ainda mais para que as autoridades locais estão se mobilizando contra um projeto que foi aprovado pelo governo central.

Em um documento oficial, o Governo do Distrito de Wangjiang, na província de Anhui, disse que os dados do relatório de impacto ambiental para a construção do Pengze central, do outro lado do rio Yang Tsé, são falsas . A população que vive dentro de 10 quilômetros foi subestimada. Uma pesquisa de opinião foi realizada sem que as pessoas estivessem conscientes da sua emissão, acrescentou. No entanto, as autoridades estimam que Wangjiang "de gases nocivos e líquidos emitidos pela planta afetará seriamente as pessoas" a jusante do rio. Além disso, muitas empresas industriais estão localizadas perto da futura planta. Finalmente, um terremoto de magnitude 5,7 ocorreu na região em 2006, e outro de magnitude 4,6 em setembro de 2011, de acordo com o documento.

A China quer aumentar a participação da energia nuclear em sua matriz energética. Atualmente, tem 14 reatores em operação e iniciou a construção de mais 25, com o objetivo de multiplicar por cinco ou seis anos de sua eletricidade da energia nuclear até 2020, segundo a Associação Nuclear Mundial. Na sequência do acidente em Fukushima, no Japão, Pequim anunciou uma revisão das normas de segurança e procedimentos de emergência das usinas nucleares chinesas.

Le Monde