Está marcada para a próxima quinta-feira (23), no Recife, a audiência pública que irá apresentar a implantação da primeira etapa da Adutora do Agreste, o maior projeto de recursos hídricos já realizado na história da Compesa. O evento será realizado no auditório da sede da companhia, na Avenida Cruz Cabugá, nº 1387, no bairro de Santo Amaro. A expectativa é reunir secretários, prefeitos e representantes dos 12 municípios beneficiados nesta primeira fase do projeto. A população também está convidada a participar do encontro, marcado para as 10h.
Por se tratar de uma obra de grande volume de recursos, o artigo 39 da Lei de Licitações exige a realização de audiência pública, que deve ser realizada com antecedência mínima de 15 dias úteis da data prevista para a publicação do edital.
Durante a audiência pública, será apresentada a forma de licitação, as estimativas de realização de cada etapa, os estudos realizados e, principalmente, os benefícios desta obra, que será um dos maiores sistemas adutores do mundo.
Nesta primeira etapa serão beneficiados os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati. A publicação do edital está prevista para a primeira quinzena de março. Ao todo, serão investidos nesta fase mais de R$ 1,3 bilhão. A previsão da Compesa dar início às obras no dia 28 de julho. O prazo para a conclusão dos trabalhos será de 24 meses.
INVESTIMENTO - A Adutora do Agreste será um dos maiores sistemas integrados do mundo e vai universalizar o abastecimento para 2 milhões de pessoas, garantindo água para os próximos 30 anos. Contará com 1.300 quilômetros de tubulações e permitirá a adução de 4 mil litros de água por segundo através do Ramal do Agreste, que deriva do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Para a implantação de toda a Adutora do Agreste, serão investidos mais de R$ 2 bilhões, o que vai permitir retirar do racionamento 68 cidades e 80 localidades do Estado.
Imprensa Compesa