O Produto Interno Bruto do estado de Pernambuco a preços de mercado, segundo estimativas realizadas pela Agência CONDEPE/FIDEM, cresceu, no terceiro trimestre de 2011, 3,9%, em relação ao mesmo trimestre de 2010. Essas estimativas contemplam a revisão que ocorre em todo 3º trimestre do ano corrente, tanto nas contas trimestrais nacionais como no calculo dos PIB trimestrais dos Estados.
As estimativas do Produto Interno Bruto a preços de mercado de Pernambuco no terceiro trimestre de 2011, em relação às que foram calculadas para o terceiro trimestre de 2010, mostraram um aumento de 4,1%, refletindo os seguintes resultados: Agropecuária (‐5,0%), Indústria (5,4%), Serviços (3,9%) e impostos sobre a produção (4,6%).
Esse resultado foi influenciado tanto pelo desempenho negativo das lavouras temporárias, que apresentaram decrescimento de 9,9%, especialmente pela queda na cana‐de‐açúcar, como pelas lavouras permanentes que apresentaram uma queda de 11,6% no comparativo com o terceiro trimestre de 2010, destacando o decrescimento na produção de banana. Já a pecuária apresentou crescimento (9,6%), com destaque para a produção de leite e ovos.
Construção Civil - A indústria pernambucana apresentou, na comparação do terceiro trimestre de 2011 com o terceiro trimestre de 2010, um crescimento de 5,4%, destacando‐se, como principal impulsionador desse desempenho a Construção Civil, com 8,1%.
A indústria de transformação, no entanto, registrou queda de 3,2% nesse mesmo comparativo. O segmentos que mais influenciou nesse resultado foi o de Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (‐20,5%).
Serviços - No terceiro trimestre de 2011, o setor de serviços no estado de Pernambuco apresentou, um crescimento de 3,9%, quando comparado com o mesmo trimestre de 2010. As atividades que mais se destacaram no período foram: serviços prestados às empresas (3,9%), transportes (8,3%), Alojamento e Alimentação (15,0%), que contém atividades relacionadas ao Turismo e comércio
(3,5%).
Condepe/FIDEM