Poemas com influência parnasiana aos que relembram a infância e juventude no Recife, o trabalho do modernista permance atual, influenciando, inclusive, artistas contemporâneos. Para homenagear a diversidade temática do poeta, o Espaço Pasárgada – equipamento cultural ligado à Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (FUNDARPE) – realiza na próxima sexta-feira, a partir das 19h, o evento 11.11.11 – Misticismo e Erotismo em Bandeira.
Na ocasião 11 artistas interpretarão 11 poemas de Manuel Bandeira, em uma alusão à data que segundo alguns estudiosos da seara mística é o momento de abertura de um portal para outras dimensões. O número também faz referência ao Arcano 11, que de acordo a numerologia é a ajuda da Lei Divina, de todas as Hierarquias e dos Mestres a favor de todos aqueles que fizerem a parte que lhes cabe no trabalho de "Revolução da Consciência".
A ideia do evento surgiu em uma conversa entre a gestora do espaço, Selma Coelho, e o artista performático Gê Domingues. “Perguntei ao Gê se ele já tinha pensado em interpretar os poemas de Bandeira. Escolhemos inicialmente o dia 11.11 sem atentar, no entanto, para a natureza mística da data. Após uma pesquisa sobre o tema, decidimos realizar o evento. Se realmente esse portal vai ser aberto, que aconteça em um momento com artistas e poesia”, comenta a gestora.
Gê Domingues interpretará 11 fragmentos de 11 poemas de Bandeira, sintetizando toda a magia da poesia modernista do pernambucano. “Recebi com muita satisfação o convite do Espaço Pasárgada, pois há muito tempo não trabalhava com poesia. Considero que o universo de Bandeira é muito parecido com o meu e o da maioria das pessoas”, explica. Domingues colocará toda a sua veia performática para apresentar o universo de Bandeira e suas nuances. “Espero resgatar essa memória viva da eṕoca em que ele viveu na casa e escrevou muitos dos poemas que conhecemos e admiramos”, afirma. Na perfomance os poemas serão fragmentados com músicas do artista.
Na mesma noite a atriz Fabiana Guimarães encenará o monólogo Teatralizando Bandeira. A encenação é baseada em 11 poemas do autor que tratam de temas como infância, saudosismo, morte e, principalmente, erotismo e misticismo. “Trata-se de uma adaptação de poemas de várias fases. Começo falando das memórias da infância, passo pelo erotismo e misticismo de Estrela da Manhã e termino com A Dama Branca”, explica a artista. Ainda participarão da noite os artistas Bernardo Souto, Marco Polo, Miró, Dione Barreto e o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte.
Uma das curiosidades do evento é o número do público permitido para conferir as performaces: 111 convidados. Os interesados poderão reservar a vaga através do fone: 3184.3165 ou pelo e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com. Será servido um coquetel com queijos e vinhos durante as apresentações. 11.11.11 – Misticismo e Erotismo em Bandeira conta com o apoio da Ducos Vinícola e da Boa Nata.
SERVIÇO
"11.11.11 – Misticismo e Erotismo em Bandeira"
Dia: 11/11/11
Horário: Das 19 às 22h
Local: Espaço Pasárgada – Rua da União, 263 – Boa Vista
Público: 111 pessoas
Inscrições: 3184.3165 ou pelo e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com