Brasília - Responsável por 3,1 milhões de empreendimentos, o que equivale a 52% do total de micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, o comércio exige gestão específica para garantir o sucesso do negócio. Os interessados em aprender mais sobre ferramentas específicas para o segmento podem se inscrever nos cursos do pacote Varejo Fácil até o dia 24 de outubro. Serão oferecidas 6 mil vagas para as capacitações, realizadas no formato de educação a distância (EAD).
O Varejo Fácil inclui seis cursos: Atendimento ao cliente, Técnicas de vendas, Gestão de pessoas, Visual de loja, Controles financeiros e Formação de preços de venda. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/
Em todo o país, 1,2 mil pessoas fizeram o curso-piloto. As primeiras turmas foram abertas em setembro e atualmente 6 mil empreendedores se capacitam por meio dessas ferramentas. O responsável pelos cursos no Sebrae Nacional, Ricardo Villela, ressalta a importância de uma capacitação voltada especificamente ao segmento. “A administração dos estoques, o controle financeiro e a gestão do negócio, em geral, numa empresa de varejo, têm suas especificidades. É importante que o empreendedor se prepare para atuar”, afirma.
Módulos - O Varejo Fácil é um pacote educativo de capacitação a distância para atender às necessidades do comércio de pequeno porte. Os temas foram definidos a partir da percepção das demandas mais recorrentes entre os varejistas. O Atendimento ao cliente busca ajudar o empresário a identificar os aspectos que contribuem para satisfação do consumidor. Quem cursar Técnicas de Vendas desenvolve competências para compreender os princípios e técnicas empregados e desenvolver estratégias.
O módulo Gestão de pessoas ajuda os comerciantes a atuarem como líderes de equipes, favorecendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo. A modalidade Visual de loja ensina como usar a imagem para chamar a atenção do consumidor. A parte Controles financeiros auxilia a manter o controle da área financeira. O curso Formação de preços de venda orienta a elaborar preços dos produtos, levando em consideração a composição dos custos e das despesas para garantir a competitividade.
Agência Sebrae