Antes mesmo da inauguração oficial, a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, município da Mata Norte, esteve na sede da Compesa, com o presidente da empresa, Roberto Tavares, relatando os resultados da obra que ampliou em 60% a produção de água na cidade. Anteriormente, 11 mil moradores deste município só recebiam água uma vez por semana e os loteamentos nem conseguiam ser atendidos, já que o Rio Trancunhaém, manancial que atende a cidade, entrava em colapso na época do verão. Para resolver o grave problema de falta d’água, o Governo do Estado, através da Compesa, investiu R$ 2,4 milhões em obras de ampliação do sistema. Além da prefeita, participaram do encontro o deputado estadual, Botafogo Filho, e vereadores do município.
Na ocasião, o presidente Roberto Tavares explicou que ainda há muito trabalho para fazer na cidade, já que em virtude de muitos anos sem investimentos no município, existem áreas que precisam de intervenções para regularização do abastecimento. Ele adiantou que as ações necessárias para efetivar essas melhorias continuarão a ser realizadas na cidade. “Também estamos investindo na modernização da rede distribuidora, instalando novas tubulações”, informa.
Com relação ao abastecimento de água, a prefeita registra que está ocorrendo de forma satisfatória. “Melhorou muito e mostra que a Compesa realmente está trabalhando com seriedade para atender aos pernambucanos”. Além de agradecer, a prefeita e comitiva fizeram dois pleitos ao presidente da Compesa: um deles foi mudar o nome da Barragem de Carpina para Barragem de Lagoa do Carro, já que o manancial está localizado no município. “A barragem foi inaugurada há 20 anos, quando o hoje município Lagoa do Carro pertencia à Carpina. Não justifica a permanência desse nome”, pleiteou a prefeita.
O segundo pleito da prefeita e comitiva foi uma reavaliação das pendências financeiras dos moradores da cidade, uma vez que muitos estavam em débito com a Companhia. Sobre esta questão, Roberto Tavares disse que a Compesa tem todo o interesse em negociar débitos com todos os clientes, incluindo as prefeituras municipais e que todos os pleitos serão analisados.
“Analisaremos cada caso com bastante sensibilidade, verificando a situação das áreas que porventura não tinham o abastecimento e estaremos oferecendo condições vantajosas de parcelamento da dívida, de forma que a população consiga regularizar a situação junto à companhia. Cada centavo recebido pela Compesa retorna à população na forma de novos investimentos nas cidades”, afirmou o presidente.
Para viabilizar essa negociação, Tavares informou que a unidade da Compesa está instalada na cidade, em frente à Loja de Atendimento, no centro da cidade. O Carro de Atendimento Local estará à disposição por 30 dias, quando os clientes poderão solicitar serviços, negociar débitos e fazer cadastramento no Programa de Tarifa Social.
Imprensa Compesa