quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sebrae mostra experiência interativa por meio de jogos

A instituição disporá de máquinas com situações que simulam problemas e apontam soluções empresariais, durante o 4º congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, nesta quarta-feira



Brasília - Empresários que forem ao 4º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, nesta quarta-feira (3), em São Paulo, poderão participar de jogos que simulam problemas e soluções empresariais desenvolvidas pelo Sebrae. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o congresso reunirá empresários e especialistas nacionais e internacionais, ministros e a presidente Dilma Rousseff. O objetivo é debater a Agenda Empresarial da Inovação no país.

Conforme a analista de atendimento coletivo na área de indústria do Sebrae, Juliana Ferreira Borges, a ideia das simulações é oferecer a esse público oportunidade de interagir com o universo de soluções produzidas pela instituição. Isso ocorre por meio de história-jogo em um estande de alta tecnologia, no qual os participantes assumem papéis e interagem para experimentar e superar desafios enfrentados diariamente por micro e pequenos empresários. “Proporcionando emoção audiovisual, o Sebrae mostrará como tem inovado todo dia e como é nosso trabalho para prover soluções de gestão, inovação e sustentabilidade às micro e pequenas empresas”, explica Juliana.

As simulações serão feitas em três mesas multitoque e durarão em média seis minutos por participantes. “A base da experiência oferecida quer gerar emoção, socialização e interatividade com as soluções desenvolvidas pelo Sebrae,”, diz a analista, explicando que o objetivo é despertar o interesse do público para essas soluções. “Para prover competências que levam as micro e pequenas empresas a desenvolver inovação e sustentabilidade em seus negócios”.

Boas práticas - Estarão em debate formas de inovar e competir, mobilização empresarial pela inovação, o papel do setor privado e obstáculos na área e formas de apoio incluindo apresentação de boas práticas. O evento tem o apoio do Sebrae. “São debates importantes para identificar oportunidades que possibilitem a formulação de soluções na área de inovação para os pequenos negócios”, avalia a gerente adjunta da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia da instituição, Magaly Albuquerque.

De acordo com a assessoria da CNI, no evento será entregue à presidente Dilma Rousseff um documento com reivindicação dos empresários sobre ampliação de “investimentos em tecnologia e desenvolvimento de produtos, processos e serviços”. O congresso será realizado em São Paulo, no Sheraton WTC.

Agência Sebrae