Brasília - Dados da pesquisa "O Comportamento do Setor Editorial", divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), mostram que o mercado editorial brasileiro está em expansão. O número de exemplares vendidos em 2010 cresceu 13,12%, alavancando em 8,12% o faturamento das editoras. No ano passado, elas venderam 437 milhões de exemplares e faturaram R$ 4,2 bilhões. Uma das explicações para o crescimento é a diminuição nos preços dos livros. A pesquisa mostra que o preço médio ao mercado caiu 4,92% em 2010. Os valores tiveram redução de 34% desde 2004.
O aumento do hábito de leitura entre os brasileiros beneficia as micro e pequenas empresas. Das 498 editoras em funcionamento no país, 46% faturam menos de R$ 1 milhão por ano (231), segundo a pesquisa. O recorte feito no estudo mostra que outras 38% lucram anualmente entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões (189), faixa que engloba parte das empresas optantes pelo Simples Nacional, que faturam até R$ 2,4 milhões por ano.
Mas não foi só a queda dos preços que contribuiu para a elevação das vendas, segundo a presidente do Snel, Sônia Machado Jardim. “O segundo fator é a chegada ao mercado de uma parcela da população que passou a ser conhecida como a nova classe C”, destaca.
O aumento da demanda foi sentido no caixa do empresário Victor Alegria, que possui uma editora de livros em Brasília há quase 40 anos. Há até cinco anos, a Thesaurus Editora, empresa enquadrada no Simples Nacional, publicava, em média, de dois a três títulos por mês. Hoje chega a 12 lançamentos mensais. “Aumentamos nossa diversidade e o número de autores. Estamos produzindo livros sob demanda e de pequena tiragem, o que atrai outro nicho de mercado”, afirma o empresário.
Victor reclama das dificuldades encontradas no varejo. Segundo ele, o domínio das grandes livrarias sobre as pequenas prejudica as editoras de menor porte. “As grandes livrarias ficam com mais de 50% do valor do livro, o que é muito caro para a pequena editora. A morte das pequenas livrarias é ruim para a gente, pois elas cobram menos, em torno de 30%. Outra dificuldade é o fato das livrarias focarem apenas na venda debest sellers, o que dificulta o acesso dos nossos livros ao mercado”, lamenta.
Parceria com Editoras - Para incentivar a publicação de títulos que tratam do empreendedorismo, o Sebrae desenvolve o projeto Parceria com Editoras, que patrocina parte da tiragem de livros sobre o assunto e cuida da distribuição dos exemplares. Desde 2007, quando o projeto foi lançado, o Sebrae patrocinou a publicação de 24 títulos.
Podem participar editoras regularmente estabelecidas no Brasil. Elas devem enviar os originais do livro ao Sebrae. Um conselho editorial composto por integrantes da instituição se encarrega de avaliar a relevância do material recebido. O comitê analisa, entre outros aspectos, se o conteúdo interessa às micro e pequenas empresas e se traz um tema inovador, pouco explorado.
O projeto Parceria com Editoras pretende estimular o surgimento de novos autores, favorecer a produção editorial de obras de interesse das micro e pequenas empresas e dos empreendedores e facilitar o acesso dos interessados em tais publicações por meio da disponibilização em livrarias e bibliotecas.
Agência Sebrae
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