segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comunicação & Tecnologia





É inevitável a comparação entre o Projeto Experimental de Conclusão de Curso que estou fazendo esse ano com o Projeto que elaborei há 11 anos. Hoje, além de ter meu antigo orientador como parceiro, tenho a internet como grande aliada. Além do mais, as entrevistas estão facilmente editáveis e sem falar que posso montar o projeto em casa, através de programas de edição de áudio como o Soundforge e o Audacity.
Em 2000, no trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Universidade Católica, o assunto foi o rádio para comunidades e o título foi O Desafio de Informar. Pra mim, realmente foi um desafio. Carregava duas sacolas além da minha bolsa, contendo fitas K7, CDs, gravador analógico e um caderno para anotar tudo e o resultado foram seis programas de 15 minutos. Sorte de quem hoje faz projeto em rádio na Unicap: em dupla e com três programas de 10 minutos.
Meu então orientador, Prof. Vlaudimir Salvador, hoje é meu companheiro no nosso segundo Projeto de Conclusão de Curso, Panorama Sonoro, em que retratamos a atualidade do Rádio no Recife, com o apoio das redes sociais. Além das entrevistas propriamente ditas, temos um blog e um twitter para contar nossos bastidores e aventuras. Pela internet, entramos em contato com os entrevistados, editamos as entrevistas e ainda contamos os bastidores, em um projeto que acabou sendo multimídia.
Existem dois programas de áudio, o Soundforge e o Audacity, que editam os programas e reportagens de rádio com tanta qualidade quanto as edições analógicas de estúdio. Nem quero lembrar das horas que passei no estúdio de rádio da universidade gravando vozes e editando detalhes por horas e horas ao lado dos competentíssimos técnicos Geraldo e Marcos Cavalcanti. Particularmente, embora o Soundforge seja mais completo, eu prefiro trabalhar com o Audacity, que domino mais.
Por tudo isso que acabei de argumentar, nesta experiência que estou passando com o Projeto de Conclusão de Curso, posso afirmar que sem trabalhar com a internet, consigo fazer algo de qualidade. No entanto, é muito melhor hoje em dia trabalhar com as ferramentas tecnológicas.

Conheça mais do nosso trabalho:

www.panoramasonoro.blogspot.com



Essa postagem, pessoas é para o trabalho de Comunicação e Tecnologia, da Pós-graduação que estou em reta final na Esurp