segunda-feira, 14 de abril de 2025

CorporeoLibras leva dança, poesia e a Língua Brasileira de Sinais para a cena artística

 Em 24 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Neste dia, há 23 anos, com a promulgação da Lei 10.436/2002, ela foi reconhecida como uma das línguas oficiais do país. Importante recurso de acessibilidade, sobretudo nas artes, a língua de sinais inspirou a artista pernambucana, Joselma Santos, a investigar a Libras como expressão artística. Como parte da pesquisa, a artista, que tem uma trajetória de doze anos como intérprete em Libras, realiza entre maio e junho a oficina de dança acessível CorporeoLibras, onde promove um encontro entre a língua de sinais, a dança e a poesia na cena. As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira, dia 10, com formulário disponível na descrição do insta @corporeolibras. A oficina oferece 20 vagas. Podem se inscrever artistas surdos e ouvintes, Tradutores/Intérpretes de LIBRAS (TILS) da Cidade do Recife.

 A realização da oficina, que é gratuita, tem o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (SECULT PE), por meio do Política Nacional Aldir Blanc PNAB – Pernambuco. “CorporeoLibras oferece ao público a oportunidade de experimentar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como potência criativa, fomentando em outros corpos e corpas caminhos de reflexão nos quais a língua de sinais possa ocupar o centro da prática criativa para construção de poéticas acessíveis mais sensíveis”, destaca Joselma.

 Carga horária - As aulas serão semanais e realizadas aos sábados e domingos de maio, e só aos sábados, em junho, na Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – AACA, na Comunidade da Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro. Num total de 56 horas/aula, a oficina tem Joselma Santos, Lane Luz, Leticia Lima e Hugo Dubeux como facilitadores, e Natasha Santiago na produção. Ao final, será realizada uma performance com roda de conversa gratuita e aberta ao público, onde artistas participantes partilharão processos de criação coletivos construídos ao longo da oficina.
Link para inscrições:
https://forms.gle/Bx94MBQT1oBZa2GLA

Sobre os facilitadores da oficina CorporeoLibras


Joselma Santos, mulher preta, periférica, cria de Santo Amaro, atriz, dançarina, Tradutora/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais, certificada pelo Centro de Artes e Comunicação - CAC/UFPE (2011).


Letícia Lima, natural do Recife - PE, Graduada em Letras - Libras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Multiartista, Poetisa, Professora de Libras, Consultora Surda e em acessibilidade, Intérprete/Tradutora Surda e Produtora Cultural.


Lane Luz é atriz, dançarina, professora, produtora, diretora e pesquisadora das artes cênicas, com foco nas investigações relacionadas ao corpo, bem como as (des)fronteiras entre dança, teatro e as diversas linguagens da arte.


Hugo Dubeux é artista, poeta, arteterapeuta, produtor cultural e facilitador de grupos terapêuticos e de expressão artística. Tem a poesia como guia principal, e a vivência expressa através, principalmente, da literatura, da dança e da música.

SERVIÇO: Oficina Corporeolibras
Período: Maio e Junho de 2025 | Encontros semanais na Associação de Apoio à Criança e ao adolescente AACA (Ilha de Santa Terezinha, s/n Santo Amaro - Recife)
Inscrições gratuitas a partir de 10 de abril
Carga horária: 56 h/aula
Mais informações: @corporeolibras
20 vagas | Disponível para surdos e ouvintes, tradutores/intérpretes de Libras
Imprensa: Ana Nogueira 81.99918.4817