terça-feira, 15 de abril de 2025

Acne nas mulheres adultas, o que fazer?

 

Com o passar do anos, as rugas e outras marcas de expressão já são uma dor de cabeça para as mulheres. Imagina, somado a isso, ter que enfrentar problema com acne, principalmente aquelas mulheres que não sofreram com o problema enquanto adolescentes.

A acne em mulheres adultas é mais comum do que em homens, e pode ser persistente, recidivante ou de início tardio. A acne em mulheres adultas afeta: 51% das mulheres entre 20 e 29 anos; 35% das mulheres entre 30 e 39 anos; 26% das mulheres entre 40 e 49 anos; 15% das mulheres com mais de 50 anos.

Essa é uma questão crescente que vem sendo observada nos consultórios dermatológicos e as principais causas avaliadas são: aumento da poluição, estresse, além do peso dos hormônios e da genética. Dolorida e incômoda, a doença tem um efeito extremamente negativo na autoestima e no bem-estar.

Segundo a dermatologista Ana Luiza Gadelha, as lesões na mulher adulta são mais inflamatórias, coçam e tendem a ser localizadas no maxilar, queixo e mandíbula.

O tratamento é através de medicamentos orais ou produtos tópicos. É possível conseguir ótimos resultados com acompanhamento clínico e procedimentos realizados em consultório.