sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Luiz Gonzaga é celebrado com lançamento de livro multimídia na Fliporto 2024


Na XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), um dos maiores eventos culturais do Nordeste, o escritor Paulo Vanderley (foto) apresenta uma homenagem ao legado do icônico Luiz Gonzaga. O evento, realizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, de 14 a 17 de novembro, traz diversidade e inovação à cultura regional, inclusive com a palestra "Luiz Gonzaga, o pernambucano do século" nesta sexta-feira, dia 15, na Sala Asa Branca do Espaço Janete Costa, no Mercado Eufrásio Barbosa. Acompanhado por convidados especiais, ele apresentará às 16h30 a palestra "Luiz Gonzaga, o pernambucano do século" na Sala Asa Branca do Espaço Janete Costa, no Mercado Eufrásio Barbosa. O evento abordará a vida e o legado do "Rei do Baião", destacando a relevância cultural e histórica do artista para o Nordeste e para o Brasil.

Além da palestra, o cearense realiza o lançamento do livro multimídia “Luiz Gonzaga: 110 Anos de Nascimento”, às 17h30, no Espaço Livraria Oficial - Livraria do Jardim. Celebrando a trajetória do Rei do Baião com uma abordagem multimídia, este livro não só reúne fotos e relatos inéditos, mas também incorpora áudios e vídeos que possibilitam ouvir o próprio Luiz Gonzaga contando sua história. "Este livro é uma imersão na vida e na obra do mestre Luiz Gonzaga, fruto de um trabalho de mais de 30 anos de pesquisa que presta uma homenagem à Gonzaga de uma forma inédita e acessível, que pudesse dialogar com o digital e alcançar pessoas de todas as idades”, diz o idealizador do projeto.

Vanderley, que pesquisa e coleciona itens sobre Gonzaga há mais de 30 anos, compartilhou que a ideia de criar uma obra interativa surgiu durante a pandemia. Inspirado por exemplos em livros de artistas como os Beatles, ele desejava que a homenagem a Gonzaga tivesse o mesmo nível de detalhe e expansão da trajetória do músico por muitos em qualquer lugar, através de áudios, imagens e conteúdos inéditos sobre o mestre da música nordestina. “O livro multimídia permite que você escute o próprio Luiz contando sua história e vendo fotos e capas de discos que atravessaram gerações. Assim, é possível que todos possam conhecer melhor Gonzaga, que sempre foi um artista à frente de seu tempo, criador de gêneros e responsável por empoderar culturalmente o Nordeste. Por isso, não tenho dúvidas: ele foi, e ainda é, o pernambucano do século”, destaca Vanderley.

O lançamento do livro é acompanhado por uma palestra de Vanderley, intitulada “Luiz Gonzaga: O Pernambucano do Século”, que aprofunda o impacto de Gonzaga na música e na cultura nordestina. Além de ser um dos principais responsáveis pela popularização do baião e do forró, Gonzaga é lembrado por sua estética inovadora, ao trazer o figurino do vaqueiro sertanejo para os palcos, o que ajudou a afirmar a identidade cultural nordestina em um cenário nacional. Segundo o escritor, Gonzaga foi um artista revolucionário, tanto na criação de ritmos quanto na valorização do Nordeste, “uma região marginalizada, que ele trouxe para o centro do país nos anos 40 e 50, criando um empoderamento sem precedentes”.

A pesquisa de Vanderley envolveu entrevistas com 117 pessoas, incluindo familiares e artistas como Gilberto Gil, que destaca a importância de Gonzaga para a música brasileira. Gil afirma que “não existiria sem Luiz Gonzaga”, evidenciando a profunda influência do mestre Lua nas gerações seguintes. O projeto também inclui mais de 200 fotos inéditas e capas originais dos álbuns de Gonzaga, em um formato de caixa que celebra o artista com o devido respeito. “Este é um livro que a pessoa que não enxerga pode ouvir; quem não sabe ler pode ver as fotos e ouvir o áudio do próprio Seu Luiz”, comenta Vanderley. A obra inclui QR codes que direcionam para vídeos e áudios, permitindo que o público experiencie a voz de Gonzaga de maneira acessível e interativa”, completa.

A Fliporto de 2024 celebra, assim, uma das maiores figuras da música brasileira. Com o lançamento do livro Luiz Gonzaga: 110 Anos de Nascimento, Paulo Vanderley oferece uma obra completa e sensível, que dialoga com a tecnologia para alcançar um público de todas as idades, garantindo que o legado de Gonzaga permaneça vivo, seja nos clássicos do São João ou nos modernos dispositivos digitais.Com entrada gratuita e apoio de patrocinadores como Governo Federal, Copergás, Fundarpe, Porto Digital, Porto de Suape e Universidade de Coimbra, a Fliporto 2024 é realizada pelo Instituto Asa Branca e a programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo instagram: @fliporto.

Apoiadores e patrocinadores - Governo Federal, Governo de Pernambuco, Porto Digital, Copergás, Suape, Sandrin Planejados, Fundarpe, Adepe, CEPE, Academia Brasileira de Letras, Academia Pernambucana de Letras, UBE/PE, Instituto Camões, Fundarpe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Universidade de Coimbra, Livraria do Jardim, Uninassau e Gabinete Português de Leitura.  

SERVIÇO: 
Olinda das Artes
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Ateliês do Sítio Histórico, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: http://fliporto.com.br/ (site) e @fliporto (Instagram)